• Utilizador em Destaque: Filipe Bonito

      Blogue: Sombras de Alguém e Filipe Bonito

      Sombras de Alguém é um blogue especial. Soubemo-lo no momento em que entrámos pela primeira vez na página. Fotografias antigas de rolos perdidos em máquinas fotográficas surgem à nossa frente, representando momentos idos e outras épocas. A particularidade? Trata-se de imagens velhas perdidas à mercê de um jovem fotógrafo. O Filipe é arquitecto, mas desde cresceu numa casa de fotógrafos, tendo desde cedo desenvolvido essa paixão. Usa essencialmente material analógico.

      Temos de confessar: já és um dos nossos utilizadores preferidos – conseguiste a proeza de criar dois blogues Tumblr e de alimentá-los consistentemente. Em relação ao Sombras de Alguém, como surgiu essa ideia?

      Sou? obrigado :-) Fico realmente surpreso, pois estes dois tumblrs são alimentados de uma forma despreocupada e o facto de ambos terem origem e matéria diferente entre eles permite que não se sobreponham.

      O Sombras de Alguém surgiu quando comecei a encontrar rolos perdidos dentro de máquinas antigas que fui comprando, curiosamente a maior parte desses rolos estavam expostos. A partir daí comecei-me a interessar por estas sombras/imagens que nunca ninguém viu mas que são pequenos registos de memórias anónimas. Ao mesmo tempo comecei a procurar negativos antigos vendidos por feirantes, muitos deles nunca deverão ter sido vistos pelas pessoas que estão fotografadas e por isso atrai-me muito mais do que encontrar fotografias já impressas.  O Sombras de Alguém acaba por ser uma “coleção” destas sombras que vou encontrando. 

      O outro blogue, o meu Tumblr pessoal, é uma coleção de fotografias analógicas e de algumas músicas que vou criando. Nenhum tem índice nem ordem estabelecida.

      Já alguém te contactou dizendo que conhecia ou que era a pessoa de uma determinada fotografia?

      Até agora não…e confesso que acho difícil isso vir a acontecer pois a grande maioria dos rolos e negativos são antigos (alguns até com 40, 50 ou 60 anos… os últimos negativos que encontrei estão datados de 1931). No entanto tenho recebido feedback de identificação de sítios.

      Porque escolheste o Tumblr para alojar os teus conteúdos, visto não ser uma plataforma muito visível em Portugal?

      Procurava uma plataforma de fácil utilização, com uma grande difusão, que tivesse um design parametrizável e focado para a fotografia. Experimentei diversas plataformas e esta foi a que permitiu isto tudo. Na altura, os Tumblrs que via eram maioritariamente estrangeiros, por isso nunca reparei se tratava de uma plataforma não muito visível em Portugal.

      Quais são os blogues Tumblr sem os quais não podes viver?

      Sou um pouco aleatório na minha navegação do Tumblr, mas assim de repente posso indicar:

      Pieces of Me

      Rita Lino

      João Mascarenhas

      No Thoughts Magazine

      Terry’s Richardson Diary

      Awesome People Hanging Out Together

      Black and WTF

      Fotografia e outras imagens: Filipe Bonito