• Utilizadora em Destaque: Joana Estrela

      Blogue: Joana Estrela

      Primeira Publicação: Fevereiro 2012

      Há um quê de candura no estilo da Joana e notamo-lo imediatamente quando espreitamos o seu blogue. Nascida em Penafiel em 1990, esta ilustradora estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto. Atualmente vive em Vilnius, na Lituânia, onde faz serviço voluntário europeu numa associação LGBT.

      Como te defines enquanto artista: ilustradora ou mais do que isso?

      Depende do que estiver a fazer no momento. Há um ano, por esta altura, estava a bordar e a escrever sobre artesanato, para o meu projeto final da faculdade. 

      Atualmente faço coisas muito diferentes: passo a maior parte do dia a trabalhar na comunicação visual da Lithuanian Gay League (o que inclui fazer coisas fixes como designs de t-shirts e banners para autocarros, mas também envolve ter de ceder ao ocasional “não-podemos-fazer-isto-com-um-degradé-arco-íris-no-fundo?”) e na organização de eventos para a comunidade LGBT. 

      No tempo livre, tenho um projeto de banda desenhada que estou a desenvolver com a editora Plana e vou contribuindo com tiras para algumas publicações.

      Como é que vieste parar ao Tumblr?

      Fiz um Tumblr para uma cadeira na faculdade. Pareceu-me prático e fácil de editar, por isso, quando as aulas acabaram, continuei usá-lo como espécie de portfólio/blogue.

      O que andas a fazer de momento?

      Estou a poucas semanas do Baltic Pride, que é o projeto principal do meu voluntariado. Estamos a ter alguns problemas legais e enquanto os meus colegas lituanos estão ocupados em reuniões com políticos e advogados, tenho passado bastante tempo a preparar posters, programa e a organizar uma feira de zines queer

      O voluntariado é uma atividade nobre, mas ficamos a ganhar (quase tanto) como as pessoas a quem se destina a nossa ajuda. Achas que os jovens portugueses poderiam estar a fazer mais do que fazem atualmente em termos de ocupação do seu tempo e de solidariedade? 

      Não sei se sou a melhor pessoa para falar da nobreza do voluntariado. Não estou a receber um salário, mas tenho tudo pago, até seguro de saúde, o que é bem mais do que a maior parte dos meus amigos que estão, por exemplo, em estágios profissionais.

      Inscrevi-me para voluntariado em parte para adiar uma realidade de trabalho precário que me parecia inevitável, quando me licenciei. Não me podia dar ao luxo de estar a trabalhar de graça, a longo prazo, se não tivesse um apoio financeiro deste género e, como eu, a maior parte dos jovens portugueses. 

      Quais são os blogues Tumblr sem os quais não podes viver?

      O meu tumblr português preferido é de uma amiga, a Marina Pita. Fora esse, estive umas noites em claro a ler por completo os arquivos de Everyone is Gay e o Supermutant Magic Academy.

      Fotografia e outras imagens: Joana Estrela